postado em 04/12/2012 13:20
As famílias que estão saindo do acampamento na BR-040 pacificamente desde segunda-feira (4/12) à noite encontraram um novo lugar para se assentar. Cerca de 200 sem-terra que estavam nessa invasão estão agora em um terreno às margens da DF-001, na altura do km 39.
Os próprios militantes afirmaram que essas famílias foram para o novo terreno quando descobriram que tinham que sair da BR-040. Eles dizem que vão permanecer na área até o governo apresentar uma documentação esclarecendo se o terreno é particular ou público.
A Secretaria do Governo informou que já está sabendo da situação e que essa nova mobilização não será permitida. Eles ainda não conseguiram confirmar se a terra é da Terracap ou da União, pois fica em uma área de divisa, mas afirmou que eles serão retirados ainda nesta terça-feira (4/12), e que não será usada força policial na ação.
[SAIBAMAIS]A Secretaria de Estado da Ordem Pública e Social do Distrito Federal (Seops) disse que ainda não tem nenhuma operação programada para hoje, mas isso não descarta uma possível ação. Por enquanto, os servidores estão agindo apenas na invasão da BR-040, que deve durar até amanhã.