postado em 05/12/2012 10:46
Após quatro anos da sanção da Lei Seca, policiais militares e agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) não conseguem aplicar a lei com tanta eficácia nas operações realizadas. Apenas 30% dos bafômetros do Distrito Federal estão em condições de uso.
No DF, são cerca de 100 aparelhos que mensuram a porcentagem de álcool no sangue dos motoristas à disposição da Polícia Militar (PM) e do Detran-DF. Mais de 70 bafômetros estão vencidos desde agosto.
O Batalhão de Trânsito da PM é o mais prejudicado em flagrar motoristas embriagados; conta com apenas quatro bafômetros, todos cedidos pelo Detran-DF. Todos os 70% dos aparelhos inutilizados do Distrito Federal pertencem à PM.
O Detran-DF conta com 30 equipamentos, e informou que o número de bafômetros é o suficiente para as operações que a autarquia realiza.
A PM está sem aparelhos por causa de um atraso na licitação em contratar a empresa responsável pela calibragem dos bafômetros. Mas, segundo a assessoria de imprensa do Batalhão de Trânsito da PM, o problema está sendo resolvido. A empresa que ganhou a licitação já recolheu os 70 equipamentos que serão devolvidos na próxima semana para auxiliar nas operações.