O Governo do Distrito Federal e a arquidiocese de Brasília comemoraram a reinauguração da Catedral de Brasília, nesta terça-feira (18/12) com uma missa. A celebração começou por volta das 10h e durou quase duas horas. Apesar da comemoração algumas reformas ainda devem ser realizadas na catedral Banheiros, capela são o foco da terceira e última fase da reforma.
A missa foi presidida pelo Arcebispo de Brasília Dom Sérgio da Rocha, que em seu discurso ressaltou a importância da construção do local para a capital e os poucos detalhes que faltam para conclusão da reforma da igreja. A Catedral ficou cheia e contou ainda com a presença do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, representantes da Petrobras (patrocinadora da reforma) e de autoridades.
Leia mais notícias de Cidades
Ao todo, foram investidos R$ 25 milhões na revitalização do espaço projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A pintura de toda a igreja foi renovada, os vitrais internos e externos trocados e o espelho d;água reconstruído. Além disso, as quatro estátuas conhecidas representando os quatro evangelistas, instaladas na praça de acesso à Catedral, passaram por processo de recuperação.
No teto da igreja, os cabos de aço que sustentam os três anjos suspensos também foram trocados e ganharam estrutura de rebaixamento das esculturas, para facilitar o processo de limpeza das obras. A rampa de acesso à Catedral passou por revitalização, com a troca de todas as borrachas instaladas sobre o piso. O mármore que reveste a parte interna da igreja ganhou novo polimento e o campanário teve a base reestruturada e os sinos restaurados.
*Com inforamções de Ana Pompeu
Confira a reportagem da TV Brasília
[VIDEO1]