O repórter fotográfico José Varella morreu na manhã desta quarta-feira (19/12), aos 55 anos, vítima de um câncer no pulmão.
Diagnosticado com a doença havia um ano e oito meses, ele estava internado desde o último dia 7. Varella teve uma atuação destacada como profissional, participando de coberturas nacionais e internacionais. O fotógrafo ganhou os prêmios Esso e Ayrton Senna.
Ele trabalhou Correio Braziliense entre 1994 e 2009. Foi também funcionário do Estado de São Paulo, IstoÉ e Jornal do Brasil. Atualmente, ele trabalhava na Agência Senado. Varella era casado com Obdulia Belmonte Varella e tinha quatro filhos.
Artigo: Varella Blues, por José Negreiros
O corpo será velado na quinta-feira (20/12), a partir das 7h, na capela 1 do Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul. O enterro está marcado para as 11h30. Com atuação destacada ao longo de mais de três décadas de profissão, Varella era reconhecido tanto pelas fotografias do poder, cobrindo o Congresso Nacional e viagens oficiais de presidentes da República, quanto por reportagens especiais sobre problemas sociais.