postado em 19/12/2012 15:10
Moradores de Águas Claras e de algumas quadras da Asa Norte sofreram com falta de energia nesta quarta-feira (19/12). O apagão teria começado no início da tarde e até esta noite moradores ainda relatavam que estavam às escuras. Muitos deles não conseguiram contato pelo 116, número de reclamações e sugestões da Companhia Energética de Brasília (CEB). "Uma mensagem de voz informa que todos os ramais estão ocupados e a pessoa pede para tentar mais tarde. Já tentei ligação por três vezes e é sempre a mesma coisa", reclamou o corretor de imóveis aposentado, Manoel Bastos, 57 anos.Além disso, sem energia, os moradores enfrentaram dificuldade para subir e descer escadas. "O meu prédio tem 12 andares e muitos idosos. Como eles fazem para subir as escadas depois de voltar do médico? E como a gente faz para subir tantos degraus depois de fazer compras? Águas Claras era para ser planejada, mas a falta de luz é constante por aqui", disse.
Na Asa Norte, da SQN 113 a 116 e da SQN 313 a 316 os moradores e comerciantes sofreram desde às 14h27. O Hospital Santa Helena também foi afetado, segundo informou a assessoria de imprensa da CEB.
Na Asa Norte, o problema ocorreu em razão de um vazamento da rede de esgoto da Caesb, que inundou a caixa subterrânea da CEB. Técnicos da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) ainda estão no local e a energia ainda não foi totalmente restabelecida. A CEB informou que, ao ocorrer a inundação, o sistema emitiu um alerta e desligou automaticamente para evitar um dano maior. Não há previsão de restabelecimento da energia na região.
Em Águas Claras, a apagão teria sido ocasionado por causa de um desligamento automático de uma subestação. Entretanto, a energia havia sido restabelecida na tarde de hoje. Em relação à dificuldade em conseguir contato pelo 116, a assessoria informou que "isso é normal quando há muitas ocorrências e que as pessoas precisam ter paciência para conseguir fazer a ligação".
Às 20h22 desta quarta-feira, moradores da quadra 314 da Asa Norte ainda reclamava do blecaute. De acordo com ele, toda a região próxima está sem energia.