Cidades

Complexo esportivo com quadras de futebol é inagurado na Candangolândia

postado em 20/12/2012 23:14
A Candangolândia recebeu nesta quinta-feira (20/12) uma complexo esportivo na Praça dos Estados. O local foi inaugurado às 21h pelo governador do DF, Agnelo Queiroz. A área tem um campo de futebol semioficial com refletores e grama sintética, dois vestiários, tribuna de honra e arquibancadas cobertas com capacidade para 1,5 mil pessoas. A promessa é de que não demore muito a construção de uma pista de caminhada de 1,8 mil metros quadrados e um calçadão que liga a cidade ao Núcleo Bandeirante. As edificações podem beneficiar 18 mil pessoas.

Para o pequeno Caio Vinicius Gomes, 10 anos, o maior benefício foi a quadra de futebol. "É grande, é muito bom. Desse jeito, quero ser jogador quando eu crescer". O presidente da juventude candanga, grupo esportivo que Caio participa, Ailton Nogueira dos Santos, 48 anos, incentiva os sonhos do garoto. "Sempre digo que ele pode ser um professor de educação física, que tem futuro", conta. A associação desportiva que Ailton comanda ensina o esporte a cerca de 230 crianças carentes, entre 5 e 15 anos, da Candangolândia há 20 anos e os participantes estão animados com mais um local para treinar os passes no campo. Os meninos têm aulas duas vezes por semana com opção de dois turnos e jogam em pequenos campeonatos do Distrito Federal.

O governador Agnelo Queiroz declarou que o local passa a ser de extrema importância à cidade. %u201CEsse lugar estimula a prática do esporte por crianças, jovens e adultos. A %u2018Candaga%u2019 é uma unidade pequena e esses equipamentos servirão à toda população porque fica perto de todos e melhora a qualidade de vida. Apostamos muito em espaços de lazer onde a juventude possa jogar, brincar, pois enquanto estiverem envolvidos em atividades coletivas estarão longe de bares e drogas%u201D, destaca.

Além da quadra, foi construído um ponto de encontro comunitário com aparelhos de exercícios livre para a comunidade e, segundo o administrador da cidade, João Hermeto, logo será inaugurada a alameda dos pioneiros, um espaço para homenagear os candangos de destaque que construíram Brasília com um corredor de troncos de árvores e placas de bronze. Adelice Sousa dos Santos, 74 anos, conta que chegou em Brasília na carreata de Juscelino Kubitschek. Veio de Santarém, na Bahia, em algum ano que não se lembra mais antes de 1960 e se apaixonou pela nova capital. %u201CO Núcleo Bandeirante tinha apenas dois barracos e o meu marido veio para botar essa cidade de pé. A homenagem é muito válida%u201D, opina.

Dona Adelice acrescenta que a área onde foi construído o complexo esportivo era coberta de mato e abandonada. %u201CUm local perigoso e feio. Gostei do resultado%u201D, avalia. Mas ela ficou impressionada mesmo foi com o presépio na entrada da cidade com os personagens em tamanho humano. O administrador Hermeto ressalta que 90% da representação do nascimento de Jesus Cristo foi feita com materiais tirados do lixo e por funcionários da administração: ferros, restante de camas, bonecos, tecido, espuma foram reaproveitados. O governador elogiou a atitude: %u201CA ação estimula atividades sustentáveis e adotamos essa prática. Assim, as pessoas aprendem e valorizam a reciclagem%u201D.

Com a reforma do Supremo Tribunal Federal, algumas placas de concreto foram reutilizadas no complexo formando um paredão gigante com os dizeres: %u201CBem-vindo à Brasília. Candangolândia - DF%u201D. Como 95% da frota de aeronaves sobrevoam a cidade, especificamente, em cima do local, a ideia do administrador foi chamar a atenção de quem chega na cidade para a Copa do Mundo. %u201CPrecisamos nos mostrar%u201D, diz. O mural, ao lado da quadra de futebol, reforça a mensagem para o grande evento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação