Esta não é a primeira vez que previsões dão conta do fim do mundo. Ao longo da história da humanidade, muitas foram as profecias sobre a destruição da Terra inúmeras vezes. Seja por motivos religiosos seja por fenômenos naturais, os presságios levaram multidões a acreditar na extinção da humanidade. Em 2012, a história se repete. A crença de que inundações, explosões e erupções vulcânicas atingirão hoje o planeta desperta os mais diversos sentimentos na população mundial.
Para aqueles que acreditam no fim, um portal teria se aberto em 12 de dezembro deste ano e culminaria em um cataclismo nove dias depois, ou seja, hoje. As previsões sugerem o surgimento de planetas, tempestades solares e mudanças no campo magnético terrestre. A repetição dos números 12/12/12 provocaria uma mudança na configuração energética do planeta, o que provocaria transformações drásticas, segundo os místicos.
Mas, independentemente da mais recente profecia, outras tantas já foram anunciadas nas últimas centenas de anos. Nos anos 2000, pelos menos três previsões garantiram a proximidade do fim. Em maio do ano passado, o pastor Harold Camping anunciou que a Terra seria destruída. Como o desastre não se concretizou, ele revisou a data para outubro do mesmo ano. A virada do milênio também provocou inquietação na população. Na passagem de 1999 para 2000, máquinas e computadores parariam de funcionar e provocariam um blecaute geral.
Confira a reportagem da TV Brasília
[VIDEO1]