postado em 21/12/2012 22:10
A Polícia Militar recebeu do governador Agnelo Queiroz, hoje, novos instrumentos para intensificar o combate à criminalidade no Distrito Federal. A corporação conta agora com mais 383 viaturas, sete micro-ônibus, além de 3,5 mil armas de baixo poder letal. O investimento para a aquisição dos veículos, que deverão ser somados a mais 75 carros no próximo mês, foi de R$ 45 milhões. Em dois anos, foram entregues 1.200 viaturas à PM.;Isso significa dotar a nossa polícia de estrutura e equipamentos técnicos para cumprir sua missão de proteger a sociedade. Vamos ainda contratar, por meio de concurso público, mil policiais militares;, detalhou o governador.
Durante o evento, realizado no canteiro central do Eixão, próximo à Quadra 112 Sul e à estação do Metrô, o governador fez um resumo dos investimentos na área de Segurança Pública nos dois primeiros anos de governo. ;Os investimentos que fizemos na nossa Polícia Militar somam R$ 150 milhões, empregados na aquisição de viaturas, equipamentos e armas e em melhorias nos quarteis;, ressaltou Agnelo Queiroz. ;Estamos preparando a nossa polícia à altura dos desafios da capital do Brasil, para a segurança dos grandes eventos e para a proteção da sociedade;, completou.
Os veículos entregues são da marca Mitsubishi Pajero, com tração 4x4 em três estágios, freio ABS, motor turbo de 180 cavalos de potência, piloto automático e airbag. Todos estão equipados com adesivos refletivos, o que facilita a identificação dos carros.
Cerca de 350 policiais militares recebem noções teóricas e conhecimentos práticos sobre os carros. ;Estamos fazendo um treinamento específico para os motoristas, porque são viaturas especiais com tração 4x4. Os nossos policiais estão conhecendo as viaturas para garantir-lhes melhor conservação. No início de janeiro elas começam a atuar nas ruas;, afirmou o comandante-geral da PMDF, Suamy Santana.
Reforço no patrulhamento ; Para o próximo ano, o governador Agnelo Queiroz autorizou concurso para a contratação de mil policiais militares. Outras medidas para reforçar a segurança do DF serão: remanejar oficiais que operam em áreas administrativas da corporação para as ruas e instalar quase mil câmeras até 2014 ; 40 delas no Setor Comercial Sul. As imagens serão monitoradas em uma moderna central de controle, o que permitirá o acompanhamento simultâneo de cada ocorrência.