Cidades

Isenção total do IPI segue até dia 31 de dezembro e anima setor automotivo

postado em 27/12/2012 08:44

A prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), até junho de 2013, renovou o ânimo do setor automotivo, ainda que não continue com o desconto integral. A isenção total segue até 31 deste mês. A partir de janeiro, os valores do tributo subirão gradualmente até retornarem ao patamar original em julho do ano que vem. Mas quem ainda pretende comprar o carro zero neste ano, deve colocar tudo na ponta do lápis. O consumidor que deixar para comprar em janeiro terá o benefício da isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) equivalente a um doze avos ou 8,33% do valor a ser recolhido.

;Dependendo do modelo, compensa adquirir agora. Se for 1.0, por exemplo, é melhor antecipar a compra, porque o IPVA do carro é inferior ao desconto dado no IPI;, explicou o diretor do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do DF (Sincodiv-DF), Hélio Avelar. De acordo com Ministério da Fazenda, os veículos 1.0 terão IPI zero até dia 31 próximo. De janeiro a março, alíquota sobe para 2%, e, de abril a junho, passa para 3.5%. A partir de julho, volta ao patamar de 7%. Para modelos de motorização de 1.0 a 2.0, a alíquota, que está em 6,5%, passará para 8% de janeiro a março. De abril a junho, vai para 10% e, depois, retorna aos 13%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação