postado em 29/12/2012 15:43
Por causa do grande acúmulo de lixo em todo o DF durante o feriado de Natal, o Serviço de Limpeza Urbana ofereceu um abono de R$ 150 aos funcionários que trabalharem durante entre domingo (30/12) e quarta-feira (3/1). A escala de fim de ano do serviço de coleta têm incomodado os moradores de Brasília, que estão convivendo com as lixeiras cheias nesses últimos dias. Segundo o GDF, na sexta-feira (28/11) foi realizada uma reunião entre a Valor Ambiental e o SLU para esclarecer as razões do acúmulo dos entulhos em algumas regiões, como Águas Claras, Ceilândia, Taguatinga, Estrutural, Santa Maria, Samambaia, Recanto das Emas e Riacho Fundo.
Leia mais notícias em Cidades
De acordo com a empresa terceirizada, a falta de equipamentos e de pessoal atrapalhou a coleta do lixo produzido, que no período de Natal aumentou cerca de 30%. Cinco caminhões com capacidade para transportar 21m; de materiais deveriam ter chegado de São Paulo em setembro para reforçar o trabalho ; o que não ocorreu por atraso do fornecedor, segundo a Valor Ambiental.
[SAIBAMAIS]Por causa disso, segundo a empresa, três veículos foram comprados em caráter emergencial: um com capacidade para 19m;, que começou a atender a população de Ceilândia na quinta-feira (27/12), e outros dois devem chegar a Brasília na segunda-feira (31/12).
Em relação aos funcionários, a empresa esclareceu que cerca de 50 dos 250 escalados para o plantão de Natal desfalcaram a equipe. Por causa disso, o número de trabalhadores aumentou para 350.
Segundo o diretor do SLU, Denival Lemos, a produção de lixo no DF, que normalmente gira em torno de 2,5 mil toneladas por dia, chegou a 2,7 mil nos dias 24 e 25 de dezembro. "Além disso, os funcionários faltaram na segunda-feira, um dia que já é crítico por não haver coleta no domingo", observa.
Com informações da Agência Brasília