Cidades

Placas de Brasília com reconhecimento internacional estão pichadas

postado em 30/12/2012 07:01

Gustavo Alvarenga não sabia do significado das placas, mas sempre as considerou de fácil leitura

Enildo Veríssimo, 67 anos, é dono de uma pizzaria na 107 Sul desde a inauguração de Brasília, em 1960. O empresário guarda fotos da quadra na época em que os prédios ainda estavam em construção e não havia sinalização. Recorda-se de quando as placas foram instaladas, em 1976, e conta que as peças fizeram sucesso entre os moradores da nova capital. ;Eles fizeram alguns testes, colocaram umas placas diferentes dessas e o pessoal reclamou. Trocaram por essas e todo mundo achou bonito;, lembra. Para ele, a sinalização de Brasília é única. ;Todo mundo que chega a Brasília repara. A qualquer cidade que você chega, as placas são pequenas, sem graça;, compara.


Apesar do reconhecimento internacional, muitas placas instaladas no DF estão pichadas, com cartazes pregados e precisam de manutenção. Em abril de 2008, o governo anunciou a recuperação das placas, que não eram reformadas há 12 anos. O programa de revitalização, inicialmente, atingiria 6,5 mil placas no Plano Piloto, Cruzeiro, Sudoeste, Octogonal, Candangolândia e lagos Sul e Norte. Na época, o GDF garantiu a troca de todas as placas até o ano seguinte, mas ainda existem equipamentos antigos e desbotados, como os dos blocos A e E da 307 Sul.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação