Cidades

Acidente com bebê brasiliense no Rio serve de alerta aos pais

postado em 31/12/2012 07:10
Qualquer descuido pode ser fatal. Quando o assunto é criança, os pais devem estar atentos o tempo todo para evitar que as férias se transformem em tragédia. A mais recente ocorreu com uma família brasiliense, no Rio de Janeiro, na última sexta-feira. Um menino de 1 ano e 4 meses morreu ao cair do quarto andar de um hotel localizado na Barra da Tijuca. Nos primeiros seis meses de 2012, o Corpo de Bombeiros atendeu 2.534 ocorrências de acidentes envolvendo quedas de crianças no Distrito Federal. Dados da ONG Criança Segura mostram que os acidentes representam a principal causa de morte de pessoas com até 14 anos no Brasil.

[SAIBAMAIS]No total, cerca de 4,7 mil crianças morrem e 125 mil são hospitalizadas anualmente no país, segundo dados do Ministério da Saúde compilados pela ONG. De acordo com as estatísticas, 40% das mortes são causadas por acidentes de trânsito, mas a incidência de quedas entre crianças e adolescentes com até 14 anos é de 54%. Em 2010 ; os dados mais recentes disponíveis ;, 213 crianças morreram em todo o Brasil, 33 delas caindo de edifícios como o brasiliense morto no Rio. Quatro crianças tinham entre 1 e 4 anos; 10, entre 5 e 9 anos; e 16, de 10 a 14 anos.



Estimativas mostram que, a cada morte, outras quatro crianças ficam com sequelas permanentes que vão gerar, provavelmente, consequências emocionais, sociais e financeiras à família e à sociedade. De acordo com o governo brasileiro, cerca de R$ 63 milhões são gastos na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) todos os anos no atendimento desses acidentes. Representantes da ONG Criança Segura afirmam que 90% das lesões poderiam ser evitadas com ações de prevenção, como a instalação de grades nas janelas, o cercamento de piscinas, o cuidado com medicamentos e, o mais importante, a supervisão de um adulto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação