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Radar na Avenida Elmo Serejo, em Taguatinga, é o que mais multa no DF

Os equipamentos campeões de registros de imprudência nas vias locais flagraram 144,7 mil infrações por avanço de velocidade, no ano passado. Em primeiro lugar, aparece a barreira da Avenida Elmo Serejo, em Taguatinga

postado em 16/01/2013 06:00

Desatenção - Na Avenida Elmo Serejo, em frente à Chácara Onoyama, os motoristas desrespeitaram a velocidade 21.503 vezes em 2012, segundo o Detran
Nos 365 dias do ano passado, um motorista foi flagrado a cada 24 minutos ao passar acima de 50km/h pela barreira eletrônica localizada próximo à Chácara Onoyama, na Avenida Elmo Serejo, em Taguatinga. O equipamento emitiu 21.503 multas em 2012 e foi o que mais flagrou motoristas apressados no DF no período analisado. Diariamente, foram 58 flagrantes por excesso de velocidade em uma das avenidas mais movimentadas da cidade. Uma prova de que nem as luzes das barreiras eletrônicas são capazes de fazer com que condutores imprudentes ou desatentos pisem no freio.

No Distrito Federal, 16 equipamentos eletrônicos, dos 450 existentes, respondem por 18% dos 1.114.373 flagrantes de imprudência registrados pelos radares e pelas barreiras eletrônicas em 2012. O excesso de velocidade lidera a lista, que inclui também avanço de sinal, desrespeito à faixa exclusiva para ônibus e a parada em cima da faixa de pedestres nos semáforos. A pedido do Correio, o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) listou os equipamentos que mais multam no DF e a reportagem mostra a localização exata dos 10 recordistas de flagrantes de imprudências nas pistas.

A lombada eletrônica da Elmo Serejo aparece em primeiro lugar e a relação dos 10 mais inclui outro equipamento em Taguatinga, dois localizados em Samambaia, um no Guará II, dois no Lago Sul e três nas ruas do Plano Piloto (veja ilustração). Juntos, eles emitiram 144.746 infrações no ano passado ; 396 por dia ou 16 por hora. Em alguns deles, as multas são recorrentes, como o que fica na Via LJ-1 de Taguatinga, entre a Avenida Hélio Prates e a Elmo Serejo, que está em segundo lugar na lista do ano passado e liderou os flagrantes em 2011.

O pardal localizado no fim do Eixo Monumental, perto do Batalhão do Corpo de Bombeiros, foi o recordista de multas em 2010, esteve na lista em 2011 e aparece em terceiro lugar na relação de 2012. Os radares que controlam o acesso à Ponte JK também pegam motoristas apressados de surpresa. Tanto o da entrada da ponte quanto o da saída, um no sentido Plano Piloto ; Lago Sul e outro na direção contrária, multaram 11.302 e 11.346 motoristas, respectivamente, no ano passado. Os equipamentos também estavam na lista de campeões de flagrantes em 2010 e 2011.

Relação com acidentes

O Detran não costuma acompanhar os locais onde a legislação é mais desrespeitada. Mas, a partir deste ano, o órgão pretende fazer um cruzamento entre a localização das multas e os pontos em que ocorre o maior número de acidentes. ;Queremos saber qual é a relação exata entre as infrações e os acidentes. Atualmente, nós aumentamos a fiscalização onde tem mais batidas, mas queremos saber se nesses locais também acontecem as maiores imprudências;, afirma Rômulo Augusto de Castro Félix, diretor-geral substituto do Detran.

Félix ressalta que todos os radares fixos do DF são sinalizados, mesmo depois que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) acabou com a exigência de que os órgãos de trânsito colocassem placas avisando ao condutor onde existem pardais e barreiras, em dezembro de 2011. ;Nunca retiramos as placas e vamos continuar a colocar os avisos. Todo mundo sabe onde estão os pardais. Os equipamentos são fixos e sinalizados. E, no nosso site, está disponível a localização de todos eles;, garante. ;Acontece que os motoristas andam em alta velocidade e não prestam atenção;, completa o diretor.

Especialista em psicologia do trânsito, o professor Hartmur Günther, da Universidade de Brasília (UnB), não concorda com a sinalização antes da fiscalização eletrônica. ;O fator surpresa é muito importante;, afirma. O especialista diz que é preciso analisar a localização dos pardais que mais multam para saber, por exemplo, se eles ficam em descidas, onde o condutor costuma acelerar. E defende que o Detran utilize a relação dos campeões de flagrantes em campanhas de conscientização. ;O Detran também deveria colocar placas de aviso antes de cada pardal informando que aquele equipamento multou tantas pessoas em determinado período;, sugere.

Confira abaixo a lista completa das multas emitidas em 2012 em cada pardal e barreira do DF

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