postado em 16/01/2013 21:16
Equipe formada por agentes da Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) e policiais militares apreendeu, na tarde desta quarta-feira (16), cerca de 10 mil CDs e DVDs piratas. A ação ocorreu em três bancas da Feira dos Importados de Brasília, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Ninguém foi preso.
Por volta das 14h30, a equipe percorreu a parte externa da feira para fiscalizar o comércio irregular de mercadorias nas calçadas públicas, mas não encontrou vendedores irregulares pelo local. No momento da ação, os agentes perceberam que três bancas do bloco C da feira, próximas à entrada principal, estavam de portas abertas com mídias piratas à venda.
Os vendedores perceberam a presença da fiscalização e fugiram. Em média, foram apreendidas três mil itens em cada espaço. Entre eles, mídias de filmes e músicas. Se fossem pegos, os acusados poderiam responder por crime de violação de direito autoral, com pena de até quatro anos de prisão e multa.
Memória
A apreensão ocorreu após um mês da última operação do Comitê de Combate à Pirataria do DF no local, batizada Feira Legal. Em 12/12 do ano passado dois donos de bancas que vendiam o material acabaram presos e 10.150 mídias foram recolhidas. Em outra ocasião, no último 28/11, chegou a 70 mil o número de CDs e DVDs piratas recolhidos, além da prisão de 11 donos de bancas.