postado em 18/01/2013 17:32
A Ford terá que pagar R$30 mil para uma família por danos morais, devido a um acidente que matou cinco pessoas e foi causado por um defeito mecânico. A montadora também terá que pagar R$ 2.338 por danos materiais, pelo custo do transporte do corpo das vítimas.
Uma das vítimas adquiriu um Ford Ecosport novo, na concessionária, e em menos de um mês partiu em viagem pelo nordeste com um neto de dois anos e mais três parentes, em 5/1/07. O carro colidiu frontalmente com um caminhão e todos que estavam no veículo de passeio morreram no km 232 da BR-349. Segundo a perícia da Polícia Civil da Bahia, o acidente foi causado por uma mola solta na traseira direita do veículo que teria desestabilizado o carro.
Segundo o tribunal, a Ford argumentou durante o processo que não existia ligação entre o acidente e o desprendimento da mola, além de apontar incongruências no laudo oficial. A juíza considerou que depressões na pista, excesso de velocidade e o defeito mecânico ocasionaram a perda de controle de direção da condutora, que saiu parcialmente da pista, derrapou e invadiu a contramão colidindo com a carreta. Até a publicação desta matéria, a Ford não havia retornado o contato da reportagem.