postado em 21/01/2013 22:53
O Batalhão de Policia Militar Ambiental fez nesta segunda-feira (21), por volta das 16h, a maior apreensão de aves contrabandeados no Distrito Federal nos últimos cinco anos. Durante uma ronda, policiais desconfiaram da grande quantidade de gaiolas que estavam jogadas no quintal de uma casa no Condomínio Santos Dumont, próximo ao Vale do Amanhecer, em Planaltina. Resolveram, então, entrar para fazer uma vistoria.No entanto, se surpreenderam com a quantidade de pássaros que estavam escondidos no local. Cerca de 250 aves de 27 espécies foram encontradas - algumas delas em extinção, como o Xexéu e o Sofrê.
Um caseiro que estava na casa e que cuidava dos bichos foi preso. De acordo com os policiais, aparentemente trata-se de um cativeiro destinado à procriação clandestina desses animais. O homem será interrogado. A pena prevista para esse tipo de crime é de seis meses a um ano de detenção, mais R$ 5 mil por cada animal apreendido.
A polícia também encontrou três espingardas no local, duas de calibre 26 e uma de pressão. Trata-se da segunda maior apreensão da BPM em 25 anos. A primeira foi em 2007, quando aproximadamente 600 pássaros foram apreendidos.