Começa nesta sexta-feira (25/1) um Mutirão de Dengue para combater qualquer tipo de infestação do Aedes aegypti no Distrito Federal. A ação começa na Universidade de Brasília (UnB) e deve continuar no Lago Norte e na Ceilândia.
Mesmo com o número de casos de dengue em queda, as fortes chuvas previstas até o fim de março podem favorecer o retorno da doença. Por isso, a secretaria de Saúde lançou uma série de ações que tem como uma das principais metas evitar a transmissão dos casos vindos de outras cidades para o DF, pois nos municípios do Entorno o controle é precário. A intenção é criar uma "barreira" para o mosquito, e evitar a proliferação da doença.
Durante a ação, os agentes irão eliminar possíveis focos do mosquito, além de orientar a população e distribuir panfletos educativos. Futuramente, o mutirão pode chegar a outras localidades e ser itensificar até o fim do período chuvoso.
Mutirão
UnB - 25/1
Lago Norte e Ceilândia - 26/1
Dengue
De 2011 para 2012, o número de casos confirmados no DF caiu pela metade, de 1817 para 822. Observando o padrão do ano passado, é possível constatar que as regiões com maior número de casos no DF são Planaltina, Taguatinga, Ceilândia e Samambaia. A doença também é mais comum nos primeiros meses do ano, entre janeiro e maio. Dos 822 casos confirmados em 2012, a suspeita é que o DF tenha sido o local provável de infecção de 520.