Adriana Bernardes
postado em 25/01/2013 17:38
A Secretaria de Saúde acaba de lançar o Programa Saúde para Todos Copa. Ele é composto por uma série de ações que envolvem vacinação dos trabalhadores que vão receber os turistas brasileiros e estrangeiros contra doenças que já não existem no Distrito Federal, mas não foram erradicadas em outros lugares do Brasil e do mundo. Além da certificação de estabelecimentos, como bares, restaurantes e farmácias.
O programa tem quatro eixos básicos: a certificação de serviços; produção de cartilha com orientações para turistas; vacinação; e ações de promoção e prevenção. Como parte dessas ações está a capacitação de 150 farmacêuticos e 3 mil auxiliares de farmácia, em cursos de inglês e espanhol, que começam em abril deste ano.
Na próxima quinta-feira (31/1) vai ocorrer um workshop com representantes da rede hoteleira, em que vai ser informado quais ações eles precisam fazer e quais medidas devem ser adotadas para receber a certificação de que o estabelecimento tem condições se segurança, higiene e alimentação certificados ou atestados pela vigilância do DF.
Cerca de 800 mil exemplares da cartilha com orientações para turistas serão distribuídos e terão o símbolo da farmácia. Já a vacinação de caxumba, rubéola e sarampo começa neste domingo (27/1), no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. A expectativa é de que cerca de 15 mil funcionários do aeroporto sejam vacinados.
Confira a reportagem da TV Brasília
[VIDEO1]