Cidades

Intensidade da chuva força CEB a reduzir o volume de água do Paranoá

A ação é para deixar o lago no limite de 1.000,65m acima do nível do mar

postado em 28/01/2013 08:38
O dia com pouca chuva fez com que engenheiros da Companhia Energética de Brasília (CEB) mantivessem as duas das três comportas da Usina Hidrelétrica do Paranoá abertas em 40cm, conforme a decisão tomada no sábado. O nível da água estava, ontem, em 1.000,71m acima do nível do mar, sendo que o limite com as comportas fechadas é de 1.000,65m, e 1.000,8m com as comportas abertas. De acordo com a Defesa Civil, a situação se manteve sob controle até o fim da tarde de ontem. Conforme a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a semana deverá ser chuvosa pelo menos até quinta-feira.

Córrego: maior volume de água com a abertura das comportas
A operação é rotineira em janeiro, quando as chuvas castigam o DF mais do que no resto do ano. De acordo com a engenheira eletricista da CEB Priscila Paris, responsável pela usina, a ação é uma medida de segurança para controlar o nível de água no Lago Paranoá. ;Para nós, quanto mais chuva melhor, mas a usina não consegue transformar toda a água em energia, então precisamos abrir as comportas;, explicou.

A ação é para deixar o lago no limite de 1.000,65m acima do nível do mar

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação