O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, apresentou nesta terça-feira (29/1) aos prefeitos do Brasil que participam de um encontro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães o projeto Carreta da Mulher. A apresentação foi durante o painel Boas Práticas, que também reuniu os ex-prefeitos de Lauro de Freitas (BA) Moema Gramacho (PT), de Foz do Iguaçu (PR) Paulo Mac Donald (PDT), de Vitória (ES) João Coser (PT) e de Arapiraca (AL) Luciano Barbosa (PMDB).
A Carreta da Mulher, programa iniciado em março do ano passado, usa um ônibus equipado com aparelhos médicos que oferecerem atendimento preventivo da saúde feminina. O projeto é oferecido às populações femininas das áreas mais pobres do Distrito Federal. Já foram contabilizados 29.451 exames realizados, 28.230 no ano passado e 1.221 em 2013.
"Quando a mulher faz a prevenção e detecta uma alteração no organismo com antecedência, as chances de recuperação são maiores. Por isso o sucesso da carreta, que vai até onde a paciente mora, evitando que ela se desloque a um hospital", destacou Agnelo.
De acordo com o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, uma segunda carreta foi adquirida e deve começar a operar no próximo mês. Este ano, a Carreta da Mulher já esteve em Brazlândia e em Taguatinga.
O encontro termina nesta quarta-feira (30/1) e reúne, além dos novos gestores eleitos, ministros e secretários do governo federal para discutir os principais desafios para a administração pública nos estados e municípios.