Cidades

Rede hoteleira do DF discute aumento das taxas no Ministério do Turismo

Diárias vão subir 79,1%, o mais alto índice entre as cidades sedes da Copa das Confederações, segundo a Embratur

postado em 31/01/2013 06:03
Setor Hoteleiro Norte: empresas adotam a cultura do mercado, quanto maior a demanda mais altos são os preços

Empresários do ramo hoteleiro do Distrito Federal reagiram à divulgação de dados preliminares de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) sobre os preços de diárias durante a Copa das Confederações, em julho. De acordo com o levantamento, o reajuste na capital do país para o período será o maior entre as seis cidades sedes, com alta de 79,1% na comparação com a tabela de três meses antes. O valor médio cobrado para dois adultos por um dia de hospedagem alcançou R$ 455, o mais alto encontrado, superando inclusive o do Rio de Janeiro.

Até sexta-feira, a Embratur deve se reunir com representantes do setor para apresentar a íntegra da pesquisa e ouvi-los sobre os aumentos. Donos de hotéis também têm reunião marcada esta semana no Ministério do Turismo e, na ocasião, o assunto deve vir à tona. Desde o episódio da Rio%2b20, quando delegações internacionais chegaram a cancelar a participação no evento por conta dos preços das diárias na capital fluminense, o governo diz ter intensificado o monitoramento das tabelas, a fim de evitar reajustes considerados abusivos.

Sem ainda ter acesso aos números fechados e à metodologia aplicada no levantamento da Embratur, empresários do DF se anteciparam às críticas. ;Normalmente, o aumento de preço acontece em todo mercado demandado. É assim no mundo inteiro;, defendeu, ontem, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do DF (Abih-DF), Helder Carneiro, ao rechaçar avaliações negativas em torno dos reajustes previstos para o período entre 15 e 30 de junho deste ano. Brasília receberá somente a partida de abertura da competição.

Diárias vão subir 79,1%, o mais alto índice entre as cidades sedes da Copa das Confederações, segundo a Embratur

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação