postado em 01/02/2013 15:19
As fardas da Polícia Militar do Distrito Federal serão renovadas. A previsão é que todo o efetivo esteja usando o novo uniforme em até 90 dias. O objetivo é seguir o padrão internacional de vestimentas para oficiais de segurança pública.
As mudanças, aparentemente imperceptíveis, serão: alteração nas cores dos uniformes, agora com calça azul-marinho, distintivos metálicos e confecção em tecidos mais resistentes e duráveis, semelhantes aos utilizados pelo exército americano. As camisas, calças e cobertura (boina, gorro, etc.) sofrerão alterações.
Dois modelos vão sofrer mudança, o operacional, usado no policiamento ostensivo, e o de passeio, usado no expediente administrativo e durante atividades externas.
O comando da PM informa que os novos tecidos são mais confortáveis, aumentam a visibilidade, têm vida útil maior e protegem contra raios ultravioletas. O custo médio dos dois modelos é de cerca de R$ 400.
Auxílio-fardamento
O auxílio-fardamento que os policiais recebem anualmente será adiantado este ano, para que todos tenham condições de comprar as novas fardas. O auxílio corresponde a 25% do salário dos oficiais.
O prazo para a troca dos uniformes pode ser estendida, caso o mercado não tenha capacidade para suprir a demanda dos policiais militares.