Motoboys e mototaxistas promoveram buzinaço na frente dos ministérios do Trabalho e da Saúde, no Eixo Monumental, nesta sexta-feira (1/2). Segundo a Polícia Militar, 150 manifestantes ocuparam a pista e complicaram o trânsito no local. "Os motoqueiros fecharam cinco pistas. Quando passei, pensei que fossem virar meu carro", conta um servidor público que prefere não se identificar.
Eles pedem que as resoluções n; 350 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e n; 356 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelecem regras para a profissão de motoboy, e começam a valer a partir de sábado (2/2), sejam prorrogadas. Também querem mais escolas para o curso obrigatório, e que os empregadores custeiem os equipamentos individuais.
A categoria também reclama da burocracia para emplacar os veículos. Eles querem que o Detran acelere o processo. Mais cedo, os motociclistas chegaram a ocupar todas as faixas, mas a Polícia Militar negociou com os manifestantes e conseguiu a liberação de três faixas.
Com informações de Thalita Lins
Confira a reportagem da TV Brasília
[VIDEO1]