postado em 04/02/2013 11:09
Dados da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, divulgados nesta segunda-feira (4/2), mostram que a quantidade de prisões em 2012 foi maior que em 2011. Ao todo 11,5 mil maiores de idade foram detidos no último ano, média de 31 suspeitos presos por dia. Em 2011, a secretaria contabilzou 10,7 mil prisões. Os números de apreensões a menores infratores também chamam a atenção: ao todo, 7.366 jovens foram apreendidos suspeitos de praticarem atos infracionais análogos a crimes como homicídios, latrocínios e sequestros relêmpago. A média é de 20 por dia.
A secretaria também registrou queda no indíce de homicídios: em janeiro de 2011, 56 mortes violentas foram registradas, contra 48 no mesmo mês do ano passado e 41 no início deste ano.
Ações integradas das polícias Civil e Militar tiraram de circulação, em 2012, 2,2 toneladas de maconha e mais de 498 quilos de cocaína. A secretaria chegou a informar 1,1 tonelada e 100 quilos, respectivamente, mas depois corrigiu a informação. Foram 2,5 mil armas apreendidas, entre revólveres, pistolas e fuzis. A média foi de sete armas apreendidas por dia em alguma das cidades do DF; quanto a localização de veículos roubados ou furtados, 7.336 carros que estavam nas mãos de criminosos foram recuperados pela polícia.
A secretaria informou ainda, que ocorreu uma redução de todas as naturezas criminais nos últimos oito meses do ano passado, em comparação ao mesmo período de 2011. Essa diminuição na criminalidade, deve-se, segundo a secretaria, ao início das atividades do Programa Ação Pela Vida, desde abril de 2012.
;Nunca na história do Distrito Federal se prendeu tantos criminosos em um período de apenas um ano. Conseguimos retirar de circulação uma quantidade impressionante de armas, que poderia ter sido usada para cometer algum homicídio. Os números representam um esforço conjunto entre todas as quatro forças que formam a segurança pública do DF;, destacou o secretário de segurança pública, Sandro Avelar.