A Secretaria da Criança antecipou para manhã desta quarta-feira (6/1) a inauguaração do , antigo Centro de Atedimento Juvenil Especializado (Caje), prevista para ocorrer nesta quinta-feira (7/2). Na UIPP foram recuperadas e instaladas, ao todo, 80 câmeras espalhadas em toda a unidade, com capacidade de gravação de até 45 dias.
O novo monitoramento faz parte das várias ações que visam garantir a segurança e a ressocialização dos adolescentes em conflito com a lei. Além de câmeras, farão parte do novo sistema ferramentas de controle de acesso com senha e cartão, sistema anti-fuga (espécie de cerca virtual), sala-cofre (sala para monitoramento) e um Centro de Comando Unificado, que será instalado na Secretaria da Criança. A pasta ainda não divulgou cronograma para essas novas medidas.
De acordo com a secretaria, as câmeras e os demais materiais investidos na UIPP "serão reutilizados nas outras medidas do sistema socioeducativo;, após a desativação da unidade, prevista para ocorrer até o final deste ano.
Além da UIPP, o novo monitoramento vai abranger todas as quatro unidades existentes; mais três que serão inauguradas até o final deste ano, que receberão os internos do antigo Caje; e outras quatro, previstas para serem construídas até 2015. Ao todo serão 1.440 câmeras, 180 por unidade.