postado em 08/02/2013 12:10
Os resultados das análises da qualidade das águas dos rios mostram que o Distrito Federal está situado nas faixas ;média e boa;.Os dados foram obtidos através do monitoramento das 47 estações da Agencia Reguladora de águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) desde 2009.O problema nas áreas onde foram observadas águas de ;qualidade média; está relacionado com lançamentos de esgotos, que é a principal fonte poluidora hídrica do Distrito Federal. As bacias que apresentam pior qualidade da água são as do ribeirão Sobradinho, rio Melchior, ribeirão Ponte Alta e o córrego da Papuda.
Estudos técnicos da Adasa também revelam queda na disponibilidade hídrica do DF. Segundo a agência, as áreas mais críticas são as afetadas por devastação nativa e o desperdício de água, bem como a ocupação desordenada do solo e o assoreamento de rios. O problema da disponibilidade ocorre principalmente no período da seca.
Em algumas áreas, a situação tem a ocorrência simultânea de escassez e qualidade da água, como observado nas regiões dos rios Descoberto e Maranhão. Os mapas de qualidade e disponibilidade hídrica das unidades do DF estão sendo atualizados e complementados com os últimos dados coletados e produzidos pela Adasa; e dados de vazão fornecidos pela Caesb.