A Arquidiocese de Brasília divulgou nesta segunda-feira (11/2) uma nota sobre o anúncio feito hoje pelo Papa Bento XVI, que irá renunciar ao cargo. No texto, a arquidiocese conta que foi informada por meio de um telefonema feito pelo cardeal brasileiro João Braz de Aviz. Disse ainda que recebe a notícia com surpresa.
O Arcebispo Emérito de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, esteve com o papa em outubro, e, segundo ele, não foi falado nada sobre a renúncia do pontífice. Dom Sérigio acredita que a atitude de Bento representa um gesto muito forte e de coragem. ;Os fiéis devem acompanhar com gratidão. Ele estava fisicamente fraco, mas psicologicamente forte, mas do que qualquer um de nós. É muito cedo para dizer o que será feito, a nossa mensagem é de que o fiéis permaneçam unidos ao papa. A primeira reação dos fiéis é de surpresa, como a nossa. Mas eles devem tratar o papa como tal, com respito e adimiração".
De acordo com o arcebispo, os procedimento para a escolha do novo Pedro são os mesmos de quando morre um papa. São 120 papas, três brasileiros. Quem tem mais de 80 anos, não pode participar da votação do conclave. Talvez sejamos o primeiro país a receber uma viagem internacional do novo papa;.
Confira na íntegra a nota divulgada pela Arquidiocese de Brasília
A Arquidiocese de Brasilia recebe, com surpresa, a notícia da renúncia do Santo Padre. Em ligação telefônica com o cardeal Dom João Braz de Aviz, diretamente de Roma, confirmamos que a renúncia se dará no dia 28 de fevereiro após uma convocação do próprio Santo Padre. Convidamos toda a Arquidiocese para estar em oração com o Santo Padre nesse momento em que a Igreja mais precisa do seu Pastor.
Pe. José Emerson Barros Cabral
Coordenador do Setor de Comunicação