postado em 14/02/2013 11:05
A Unidade Móvel de Saúde da Mulher, mais conhecida com Carreta da Mulher está estacionada no Paranoá. A estrutura, que oferece exames gratuitos como mamografias, ultrassonografias e atendimentos preventivos de câncer de colo de útero, deve ficar até o dia 8 de março. O serviço está instalado no estacionamento da Administração Regional, na Praça Central.De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal serão distribuídas 140 senhas: 50 para mamografias, 50 para ecografias e 40 para os exames preventivos, o Papanicolau. Metade das senhas serão dadas às 7h, e as demais a partir das 13h. O funcionamento da carreta é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com intervalo para almoço entre 12h e 13h.
As pacientes que farão o Papanicolau não necessitam de prescrição médica. No entanto, para ecografias, é preciso levar a solicitação do exame. Nos dois casos, a mulher não pode ter mantido relação sexual nas 48 horas anteriores ao procedimento. Já para fazer a mamografia, apenas as pacientes acima de 40 anos estão isentas de levar o pedido médico.
Desde quando foi lançada, em 8 de março de 2012, até o 1; de fevereiro de 2013, 30.928 exames foram realizados pela Carreta da Mulher no DF, segundo informações da Secretaria de Saúde. No dia 11 de março, a Carreta deve estacionar em Sobradinho.