Cidades

Novo núcleo de atendimento ao adolescente infrator é implantado no DF

Atendimento no Núcleo deve ser feito em no máximo 24 horas

postado em 18/02/2013 18:40
O Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) deve ser oficialmente inaugurado na quinta-feira (28/2), mas o Protocolo para a implantação e funcionamento foi assinado nesta segunda-feira (18/2) pelo governador Agnelo Queiroz e pelo presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), João Mariosi.

O NAI está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, e foi instituído em janeiro de 2012, pelo governo federal. Até o momento, dez estados já implantaram núcleos, como São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, com o objetivo de aumentar a agilidade da aplicação de medidas socioeducativas e acompanhamento dos adolescentes e familiares que passarem pelo sistema.

Em um mesmo local vão estar salas do sistema de Justiça (Ministério Público, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública), Delegacia da Criança e do Adolescente com espaço para as Polícias Civil e Militar, um setor técnico (educação, saúde, assistência social, etc.) e espaço para custódia.



A ideia é que em 24 horas, que é o tempo máximo para o adolescente ficar no Núcleo, ele vai receber todos os atendimentos necessários, desde atendimento psicossocial até a aplicação da medida socioeducativa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação