Cerca de 50 ônibus da Viação Planeta que saem do Paranoá e de Itapoã estão parados desde as 5h desta terça-feira (19/2). Pelo menos 100 motoristas e cobradores deixaram o trabalho de lado hoje. Cerca de 15 mil pessoas estão sendo prejudicadas, segundo informações da própria viação.
A população que precisa de transporte público até o Plano Piloto e que depende da frota da Planeta encontra paradas de ônibus lotadas nas ruas das cidades.
De acordo com o representante do Sindicato dos Rodoviários, Raimundo Carvalho, os funcionários não estão trabalhando por uma série de reivindicações que a Planeta não cumpriu: descaso com a manutenção dos veículos e falta de pagamentos. "Eles deixaram de pagar salários, horas extras e de dar novos uniformes, que devem ser trocados a cada seis meses. Tem funcionário com o mesmo uniforme há dois anos", afirma.
Inicialmente, a Viação Planeta havia informado que a empresa estava analisando o pedido da categoria. Porém, logo depois, disse que atendeu às reivindicações do sindicato, mas que mesmo assim os funcionários resolveram paralisar as atividades.
Ainda não há previsão de quando os ônibus da Viação Planeta vão voltar a rodar no Paranoá e em Itapoã.
A viação tem, ao todo, 300 ônibus que atuam nas regiões de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Gama, Paranoá, Itapoã, Lago Sul, Plano Piloto, Santa Maria e Brazlândia.
Com informações de Thalita Lins