O Governo do Distrito Federal iniciou, nesta quinta-feira (21/2) a operação de desocupação das casas de 370 famílias que vivem em condições precárias na cidade do Varjão. Durante toda a semana, o governo vai retirar os moradores do local e derrubar as residências.
De acordo com moradores, a operação não foi tranquila. Algumas pessoas protestaram e tentaram impedir o trabalho de remoção. Uma mulher teria ficado ferida por causa de uma pedrada na cabeça.
Segundo o porta-voz da Secretaria de Estado da Ordem Pública e Social (Seops), o major Carlos Chagas de Alencar, as pessoas que vivem no local correm muitos riscos. Pelo fato de as casas estarem perto demais uma da outra, há muita fiação próxima, o que pode provocar acidentes graves.
Das 370 famílias, 140 já estão aptas a receber o auxilio moradia de R$ 408. Em 10 meses, o governo pretende entregar 144 edificações aos moradores do Varjão; as demais famílias, segundo o major, serão deslocadas para outros lugares.
Beneficiados pelo auxilio moradia, entretanto, reclamam do valor. Segundo eles, a média de aluguel no Varjão é de R$ 600. Os moradores ainda ameaçaram retornar se o governo não entregar as casas como prometido.
Participam da operação, ao todo, 500 pessoas de diversos órgãos do governo, como Seops, Polícia Militar e Agefis.
Confira as reportagens da TV Brasília
[VIDEO1]
[VIDEO2]