Começa, nesta segunda-feira (25/2) o cadastramento biométrico dos eleitores no DF, já para as eleições gerais de 2014. A meta do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) é recadastrar biometricamente 100% dos eleitores entre 25/2 deste ano e 31/3/2014. Segundo o tribunal, o uso da biometria garantirá mais segurança e celeridade ao processo e eliminará possíveis fraudes. Em todo o DF, o tribunal contabiliza 1.861.622 eleitores.
O anúncio das medidas para implantar o novo sistema, que consiste na identificação por meio das impressões digitais, ocorre na manhã desta segunda-feira (25/2), na sede do TRE, em Brasília. Segundo o presidente do órgão, desembargador Mário Machado, o tempo aproximado necessário ao recadastramento será de 10 minutos. "O atendimento ao público será monitorado diariamente. À medida que percebermos um baixo comparecimento dos eleitores, poderemos lançar campanha de conscientização e mobilização", disse em coletiva.
O eleitor que for se recadastrar tem que realizar o agendamento no ou pelo telefone 3048-4000, de segunda a sexta-feira. Quem não se recadastrar terá o título eleitoral cancelado. Ao comparecer a um posto eleitoral no dia do recadastramento, o cidadão deverá levar o título de eleitor, um comprovante de residência e apresentar documento de identidade com fotografia.
Com informações de Artthur Paganini