Renato Alves
postado em 28/02/2013 06:01
;Atenção, turista! A Linha de Tordesilhas passa aqui!” Em letras vermelhas pintadas sobre um fundo branco, o anúncio está na fachada de um botequim em frente à Praça Santo Antônio, em Olhos D;Água, distrito de Alexânia (GO). Para não restar dúvidas, ele traz ainda a fonte da informação: ;Foi obtida no livro .
Na obra, de autoria do historiador Paulo Bertran (1948-2005), um dos maiores estudiosos da pré-história de Goiás e do Distrito Federal, constam mais detalhes da linha no Planalto Central, como sua exata localização. Ela coincide com o Meridiano 48;35;25;;, que passa em Olhos D;Água. Dali, segue pela Serra dos Pireneus, cujo pico mais elevado mede 1.385m acima do nível do mar.
Sob a serra, fundaram-se as goianas Pirenópolis e Corumbá. A serra serve ainda de espigão divisor das águas das bacias dos rios da Prata e Araguaia-Tocantins. A Linha de Tordesilhas surgiu do Tratado de Tordesilhas, que, de 1498 a 1750, serviu de limite territorial entre os domínios coloniais dos portugueses e dos espanhóis no continente americano.