Três bares do Núcleo Bandeirante foram multados em uma operação de combate à poluição sonora, realizada nesta quinta-feira (28/2), em conjunto com a Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram). Os estabelecimentos receberam multa de R$ 4 mil cada por emitir som acima do permitido pela legislação.
Os bares descumpriam a ordem do silêncio desde agosto do ano passado. Na época, o Ibram visitou os locais e emitiu uma advertência, medida que notifica os estabelecimentos sobre o nível de som e determina a colocação de isolamento acústico nos ambientes para que possam utilizam som mecânico e ao vivo. Os responsáveis tiveram um prazo de 30 dias para resolver o problema.
Em uma fiscalização no início deste mês, novamente foi verificado o volume de som acima do permitido pela lei 4.092, norma que estabelece os níveis de decibéis adequados para horários e locais específicos. Em um dos bares, localizado na área especial 4, próximo à via EPNB, o Ibram encontrou 122 decibéis de ruído de som, registrado às 23h. O permitido seria no máximo 70 dB.
Se os estabelecimentos forem pegos, novamente, pela fiscalização sem isolamento acústico e com som acima do permitido, a penalidade aumenta. A multa sobe para R$ 20 mil e os locais serão fechados.