Cidades

GDF inaugura núcleo para jovens infratores, como medida para desafogar UIPP

O atendimento integrado adequa-se aos parâmetros do Estatuto da Criança e Adolescente e ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo

postado em 01/03/2013 09:22

A unidade tem capacidade de receber até 30 crianças e adolescentes em conflito com a lei

Foi inaugurado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) nesta quinta-feira (28/2). A unidade fica no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN) e tem capacidade de receber até 30 crianças e adolescentes em conflito com a lei. O espaço reunirá serviços nas áreas de saúde, educação, justiça, segurança e desenvolvimento social.

A medida faz parte da adequação aos parâmetros do Estatuto da Criança e Adolescente e ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Além de orientação jurídica, os jovens passarão por avaliação médica e escolar. Se necessário, após todas essas etapas, as crianças e adolescentes serão encaminhadas para cumprimento de medida socioeducativa. Os familiares também receberão apoio de agente sociais e psicólogos.



Antes da medida de criação das NAIs, os jovens infratores eram enviados pela Delegacia da Criança e do Adolescente à . As novas unidades contribuirão para reduzir a lotação da UIPP. Segundo o diretor da UIPP, o atendimento inicial permitirá uma triagem mais detalhada da situação. Os adolescentes só irão para o Caje se for determinado cumprimento da medida de internação restritiva, que pode chegar a três anos.

O GDF planeja construir sete unidades de internação para que o Caje seja desativado. As NAIs serão localizadas em Brazlândia, São Sebastião, Santa Maria, Sobradinho, Gama, Ceilândia e Samambaia. As duas primeiras devem entrar em funcionamento até junho deste ano, e a de Santa Maria, em outubro. As obras das unidades de Sobradinho e do Gama estão sendo licitadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação