Jornal Correio Braziliense

Cidades

481 carroceiros que circulam pelo DF recebem carteira de habilitação

Além de autorizar a circulação pela cidade, documento garante aposentadoria e acesso a financiamento para 481 condutores de veículos de tração animal

Os carroceiros que trabalham no DF receberam, nesta sexta-feira (1;/3), a carteira de habilitação para conduzir o veículo. Com isso, além de autorizar o tráfego pelas ruas da cidade, o documento entregue pelo governador Agnelo Queiroz, em cerimônia na Administração Regional de Ceilândia, assegura outros benefícios, como direito à Previdência Social e acesso a financiamento para manutenção de seus veículos.

;Esta é uma política pública para oferecer melhores condições de trabalho aos carroceiros. Queremos incluí-los socialmente, legalizá-los e assegurar a estabilidade jurídica da profissão. Assim, podemos firmar parcerias para que atuem em vários pontos do Distrito Federal;, destaca Agnelo Queiroz. ;Também vou determinar às administrações regionais que destinem áreas para que esses trabalhadores tenham espaços adequados para depositar entulhos;, reforça.



O carroceiro Bento Rodrigues de Carvalho, 57 anos, morador de Planaltina, aprova a iniciativa. ;Nossos cavalos estão sendo avaliados por veterinários, e isso é muito bom, já que precisamos de animais saudáveis para trabalharmos. Além disso, passamos a ter direito a linhas de crédito e à aposentadoria;, comemora, ao dizer que a fonte de renda é a única de sua casa.

Na próxima semana, mais 500 habilitações serão entregues em diversas regiões administrativas. Atualmente, cerca de 2,5 mil carroceiros do DF já recebem apoio do governo.