postado em 01/03/2013 21:20
O Tribunal de Justiça do DF e Territórios derrubou, nesta sexta-feira (1/3), a liminar que suspendia a implantação da organização curricular dos ciclos de aprendizagem para ensino fundamental e, em semestralidade, para o ensino médio no DF. A decisão é do desembargador Romeu Gonzaga Lima. A ação foi movida pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), após reação negativa de várias entidades e categorias educacionais, que questionaram a pressa em colocar a mudança em prática e a falta de debate com a comunidade escolar. O mérito será levado para julgamento de uma turma de desembargadores do tribunal.
Na metodologia dos ciclos, duas ou mais séries são reunidas para que a avaliação do aluno se faça ao fim do período, evitando, assim, reprovação entre uma etapa e outra. Já a semestralidade divide as disciplinas do ensino médio por semestres. Os estudantes cursam um grupo de matérias na primeira parte do ano e, na segunda parte, o restante, de acordo com área de conhecimento. O DF trabalha com o primeiro ciclo desde 2005.
[SAIBAMAIS]O Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) reuniu 1;, 2; e 3; anos do ensino fundamental. O governo anunciou oficialmente as alterações em janeiro deste ano, o que provocou reação negativa de várias entidades e categorias.
Na segunda-feira (25/2), a Justiça tinha concedido liminar suspendendo a implantação da organização curricular dos ciclos de aprendizagem para o ensino fundamental e, em semestralidade, para o ensino médio no DF. A ação foi movida pelo Ministério Público do DF e Territórios, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc).