postado em 02/03/2013 19:10
A Inframérica, nova administradora do Aeroporto Internacional JK, em Brasília, informou que a operação no aeroporto foi normalizada. Mais cedo, um apagão no abastecimento de energia causou transtornos aos passageiros e fez com que fossem formadas enormes filas no check in.De acordo com a empresa, dos 128 voos programados para este sábado (2/3), 75 saíram, ou chegaram atrasados ao longo do dia, apenas um apresentava atraso no momento e dez foram cancelados. As informações são referentes ao último balanço.
Leia mais notícias em Cidades
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autuou o Aeroporto de Brasília "por não ter assegurado a adequada prestação de serviço" e o estabelecimento poderá ser multado em até R$ 1,6 milhão por dia. Em contato com a reportagem, a Inframérica informou que não vai falar sobre o assunto.
Segundo a agência, as falhas no serviço geraram "impacto às operações aéreas e à formação de longas filas no check-in, que teve que ser realizado manualmente".
Além da penalidade, a Anac informou que vai exigir da Inframérica, nova administradora do aeroporto, um plano de contingência "para evitar que a falta de energia prejudique as operações do aeroporto". A empresa terá sete dias para entrega do plano à agência, sob pena de precisar pagar nova multa.
O problema no aeroporto ocorre apenas um dia depois que a Inframérica assumiu 100% as operações no estabelecimento. Desde ontem, o Consórcio passou a atuar sem a participação da Infraero. O grupo foi o vencedor do leilão que definiu o responsável por ampliar e operar o aeroporto.