A companhia de Transportes Coletivos de Brasília recebeu, neste sábado (2/3), 50 pneus que serão usados na manutenção dos ônibus da Rápido Veneza, Viva Brasília e Rápido Brasília, do Grupo Amaral. Até agora, já são 163 pneus novos.
Segundo o GDF, com a substituição das peças danificadas, o aumento da frota em circulação pelas regiões administrativas será observado a partir desta segunda-feira (4/3), nas cidades atendidas pelas empresas, principalmente, em São Sebastião.
Desde quarta-feira (27/2), as três companhias têm recebido equipamentos básicos de segurança. Entre eles, peças dos sistemas elétrico, de transmissão, de embreagem e freios. Além disso, cerca de 30 mil litros de óleo diesel e 147 tambores de 200 litros de lubrificante foram adquiridos.
[SAIBAMAIS]O GDF assumiu a gestão das empresas no início desta semana, depois de esgotadas as chances para que o serviço fosse ofertado integralmente. A medida de assumir a gestão foi o último recurso adotado. Em julho do ano passado, o Grupo Amaral firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
No entanto, várias cláusulas foram descumpridas segundo o governo, entre elas o aporte de R$ 880 mil mensais para restabelecer o equilíbrio financeiro das empresas e a manutenção de 95% das viagens previstas com, no mínimo, 350 veículos nas ruas.
Até segunda-feira (25/3), apenas cerca de 70% dos itinerários eram cumpridos e menos de 200 ônibus estavam em circulação.
Confira a reportagem da TV Brasília
[VIDEO1]