Cidades

Apesar de bons resultados, estudantes do DF estão longe das metas para 2022

O rendimento dos alunos de escolas públicas e privadas do DF em português e em matemática aparece nas primeiras colocações em levantamento nacional feito por ONG.

Adriana Bernardes
postado em 07/03/2013 06:05
Bárbara Souza é boa em português; e Eduardo Rodrigues, em matemática: influência dos professores

O Distrito Federal divide com o Rio de Janeiro a liderança entre as unidades da Federação com melhor desempenho em língua portuguesa e em matemática ao fim do ensino médio. A capital do país se destaca na primeiro colocação no rendimento com as letras, e o Rio, com os números. Os dois aparecem bem acima da média nacional. Em língua portuguesa, enquanto no Brasil quase 30% dos estudantes aprendem o adequado à série, no DF, o índice chega a 40%. Já em matemática, apenas 10,3% dos brasileiros concluem o ensino médio com conhecimentos mínimos. No Distrito Federal, a taxa é de 15,8%.

Mesmo assim, os brasilienses estão longe das metas parciais estabelecidas para que, em 2022, o Brasil esteja no mesmo patamar alcançado pelos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) ainda em 2006 (entre eles França, Alemanha, Espanha e Reino Unido e Estados Unidos). Para 2011, em matemática, o esperado era que o índice fosse de 33,9%, quase 18 pontos percentuais acima do apresentado pelo DF. Em leitura, gramática e interpretação de texto, faltaram 8,2 pontos percentuais. Os dados foram divulgados ontem pela ONG Todos pela educação no relatório anual De Olho nas Metas 2012.

O rendimento dos alunos de escolas públicas e privadas do DF em português e em matemática aparece nas
primeiras colocações em levantamento nacional feito por ONG.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação