O Detran deixou no retrovisor o preconceito do ditado popular. Para comemorar o dia da mulher nesta sexta-feira (8/3), técnicos fazem blitzes educativas em que entregam panfletos com o slogan "Mulher ao volante, segurança constante". Estatísticas que mostram a redução no número de condutores envolvidas em acidentes fatais embasam a campanha.
Em 2012, as mulheres representaram 6,5% dos condutores envolvidos em acidentes fatais. Apesar de representar pequena parcela de envolvimento nesses acidentes, a participação feminina neste tipo de ocorrência vinha aumentando nos últimos anos. Em 2007, batia 8,3% e chegou a 10,9% em 2011.
O resultado da pesquisa surpreendeu o bancário Vinicius Santana, 29 anos. "As mulheres são mais perigosas que os homens no trânsito. De modo geral são mais desatentas, não dão seta e mudam de faixa repentinamente", justifica. "Minha mulher vai ficar muito brava ao ler isso. Mas é o que eu percebo no trânsito", brincou sorrindo.
A advogada Danielle Xavier, 29 anos, teve reação contrária. Ela concorda com os dados indicativos de que mulheres são mais prudentes e, portanto se envolvem menos em acidentes. Apesar disso, ela se exclui dessa parcela. "Eu corro um pouquinho e já me acidentei várias vezes. Há três anos, capotei um carro. Mas, de modo geral, as mulheres que conheço são mais cautelosas que os homens", avalia.
Serviço
As blitzes educativas serão realizadas no Eixo Monumental entre a Funarte e a Torre de TV, das 9h às 11h e das 15h às 16h30.
Confira a reportagem da TV Brasília
[VIDEO1]