Na manhã deste sábado (16/3), 80 casais que sonham com o casamento vão participar do último ensaio da cerimônia do projeto Alma gêmea, que realiza casamentos comunitários nas cidades do DF. Quem promove a cerimônia é a a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania.
O ensaio vai ocorrer no Museu da República, na Esplanada dos Ministérios, que será, também, o local da cerimônia, marcada para o próximo 23/3. Ernandes Reis Marinho, coordenador do evento, vai orientar os noivos. Segundo ele, é complicado lidar com a ansiedade dos futuros casais e por isso é importante fazer os ensaios. ;É a realização de um sonho, que para muitos era impossível. Imagina segurar essa ansiedade toda?;, diz Ernandes.
[SAIBAMAIS]Desde o início de 2012, quando o projeto foi lançado, foram atendidos 175 casais em quatro cerimônias. No ano passado, para encerrar o ano, cem casais se uniram em plena Praça dos Três Poderes.
A Secretaria de Justiça, por meio do projeto Alma Gêmea, firma parcerias com a iniciativa privada que permitem a realização do sonho dos casais, e se encarrega de cobrir todos os custos do casamento: cerimonial, decoração, vestidos e taxas de cartório.