Cidades

Procon-DF: mais de 66% das queixas não foram atendidas em 2012

Diretor do Procon recomenda que cliente procure a empresa antes de fazer alguma queixa no órgão

postado em 15/03/2013 18:25
No ano passado, mais de 66% das reclamações feitas por consumidores ao Procon do Distrito Federal não foram atendidas pelas empresas. De acordo com o órgão, das 1.599 queixas recebidas, 531 foram atendidas e 1.065 não foram atendidas no período de janeiro a dezembro de 2012.

De acordo com o diretor-geral do Procon-DF, Oswaldo Morais, o consumidor está mais exigente e conhecedor de seus direitos. ;Temos que criar mecanismos para melhorar a educação do consumo;, disse. O diretor recomenda que o cliente que tiver alguma queixa procure primeiro a empresa. ;Não resolvendo, o consumidor deve ir de imediato ao Procon;, explicou. As empresas com mais reclamações são companhias de telefonia e bancos. Entre as que menos solucionaram as queixas estão lojas de móveis, eletrodomésticos, roupas e supermercados.

As empresas que não resolvem as reclamações dos clientes podem ser multadas, valor que varia de R$ 414 a R$ 6 milhões, dependendo do tipo de infração e da quantidade de vezes cometida. De 1; de janeiro a 31 de dezembro de 2012, o Procon-DF fez 197 mil atendimentos, entre eles recebimento de queixas, consultas e orientações.

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