postado em 19/03/2013 16:39
O Distrito Federal apresentou as credenciais para receber um investimento norte-americano que poderá fazer da capital brasileira a sede sul-americana de uma franquia dos mais famosos parques temáticos dos Estados Unidos. O governador Agnelo Queiroz se reuniu na manhã de ontem, na sede do Departamento de Estado da Casa Branca, em Washington, com três organismos governamentais ligados ao financiamento de projetos internacionais e tentou atrair recursos para a instalação de complexos de diversão que deverão levar o nome de uma das grandes grifes norte-americanas do entretenimento, como a Disney World ou a Universal Studios, por exemplo.
Ainda não está definido qual deles pode se instalar no Distrito Federal, mas o GDF quer colocar Brasília entre as principais cidades parceiras do governo norte-americano na troca de experiências em negócios, especialmente em turismo. ;Brasília está no meio da América do Sul, é equidistante de todas as capitais brasileiras e tem a maior renda per capita do país;, afirmou Agnelo.
Na reunião, coordenada pela assessora especial para Assuntos Globais Intergovernamentais da Casa Branca, Reta Jo Lewis, Agnelo esteve de frente com a gerente para América Latina e Caribe da Agência para o Comércio e o Desenvolvimento do governo norte-americano, Gabrielle Mandel, com o diretor do Eximbank, Sean Mulvaney, e com o coordenador de Desenvolvimento de Negócios do Overseas Private Investment, Brian O;Hanlon. A primeira instituição é responsável por prospectar e planejar a instalação de empresas dos Estados Unidos em outros países. Já o Eximbank destina recursos a projetos que redundem em exportação e importação norte-americana, enquanto o Overseas é um fundo de investimento que também destaca recursos a projetos de desenvolvimento pelo mundo.