Cidades

Datacenter de dois bancos é inaugurado no espaço que será polo tecnológico

O investimento feito no local foi milionário

postado em 21/03/2013 06:08
O Datacenter abrigará os equipamentos de tecnologia de informação da Caixa e do Banco do Brasil

O primeiro passo efetivo para tirar do papel o projeto do Parque Tecnológico Capital Digital, próximo à Granja do Torto, foi dado ontem com a inauguração do complexo Datacenter Banco do Brasil;Caixa Econômica Federal. A estrutura centraliza, em uma só área geográfica, a gestão e o controle dos processos de tecnologia da informação das duas principais instituições financeiras públicas do País. O Datacenter, que tem investimento bilionário e inaugura um novo modelo de Parceria Público Privada (PPP) no âmbito do governo federal, é o empreendimento pioneiro no terreno que futuramente pretende abrigar um polo tecnológico e de energia limpa. Os presidentes do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, e da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, participaram da solenidade, acompanhados do governador do DF, Agnelo Queiroz (PT).

Um setor em franca expansão e com potencial de crescimento, a indústria tecnológica e da informação observa com interesse a efetivação do projeto, que já vem sendo debatido desde 1999. ;A abertura do Datacenter dos dois bancos é um sinal positivo para a gente. É um indicativo de que a Cidade Digital deve se concretizar. Além de fortalecer as empresas que já atuam no DF, ainda há a possibilidade de atrair investimentos de fora para um intercâmbio. Isso vai possibilitar produzir tecnologia aqui e exportar;, explica o empresário Geovani Salomão, do setor de soluções tecnológicas para gestão de pessoal. Essa área, ao lado da segurança digital e dos games, é responsável por colocar a indústria de tecnologia da informação do DF em terceiro lugar no mercado nacional.

O investimento feito no local foi milionário

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação