Cidades

Brasília se candidata para receber Fórum Mundial da Água de 2018

Se cidade alcançar o objetivo, será a primeira vez que uma cidade brasileira sedia o evento; A próxima edição será em Daegu, Coreia do Sul, em 2015

postado em 21/03/2013 15:04
Brasília lançou oficialmente nesta quinta-feira (21/3) a candidatura para sediar a 8; edição do Fórum Mundial da Água, que acontece em 2018. Caso a proposta seja aceita pelo Conselho Mundial da Água, será a primeira vez que uma cidade brasileira irá sediar o evento, que tem como um dos principais objetivos discutir e encontrar alternativas para o aproveitamento racional e sustentável desse recurso.

O interesse foi confirmado oficialmente em encontro do governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e com o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu. "É fundamental a capital do Brasil se inserir numa agenda positiva relacionada com a água. Estamos envidando todos os esforços necessários para que o evento venha para cá", disse o governador.

O último fórum, realizado em Marselha, na França, no ano passado, reuniu mais de 35 mil pessoas. De acordo com a ministra Izabella, naquela oportunidade já existia uma expectativa de que o Brasil recebesse o evento. "Há um interesse internacional de que o País com uma das maiores disponibilidades hídricas do mundo receba esse encontro", disse. O território brasileiro detém cerca de 12% da água potável do mundo e a maior biodiversidade do planeta.



No fórum anterior o vice-governador Tadeu Filippelli (PMDB), que esteve presente, já tinha manifestado a intenção de trazer o encontro para Brasília. A ideia foi confirmada posteriormente pelo próprio Agnelo ao presidente do Conselho Mundial da Água, que é o brasileiro Benedito Braga. A próxima edição já tem local definido: Daegu, Coreia do Sul, em 2015.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação