postado em 25/03/2013 10:00
A população do Distrito Federal já tem um local para descartar as lâmpadas fluorescentes que são prejudiciais a saúde dos seres humanos e agressivas ao meio ambiente. Os moradores do DF podem despejar esses produtos em contêiners localizados na quadra 508 da Asa Sul. A ação foi lançada pela Companhia Energética de Brasília (CEB) na última sexta-feira (22/3).Geralmente as lâmpadas, fabricadas com componentes tóxicos como alumínio, cádmio, bário, chumbo, cromo, níquel e mercúrio, são jogadas no lixo doméstico após serem inutilizadas. Isoladamente, o risco à saúde oferecido por uma lâmpada é quase nulo, mas em grande quantidade no meio ambiente o problema se agrava.
De acordo com a gerente de Meio Ambiente da CEB, Olga Santana Sales, uma residência descarta, em média, quatro lâmpadas por ano. ;Estamos contribuindo para que a sociedade aumente sua participação na preservação do meio ambiente;, explica Olga.
Após o recolhimento, as lâmpadas serão encaminhadas para uma empresa especializada para descontaminação. Cooperativas e indústrias vão receber o material livre de mercúrio para serem utilizados fábricas de siderurgia, cerâmicas, de tintas, artesanato.