Cidades

Correio apresenta os principais integrantes da via-sacra de Planaltina

O elenco é composto por 1.400 figurantes, que encantam multidão estimada em 170 mil pessoas

Isabela de Oliveira
postado em 26/03/2013 06:05
[VIDEO1]

O dia na fazenda começa cedinho, quando o galo canta. É dessa fatia de terra, localizada em Planaltina (DF), que Lourdes Maciel, 63 anos, retira o sustento. Tomates e hortaliças crescem graças ao trabalho diário da proprietária, que se enche de orgulho ao contar, também, das flores que cultiva. ;As rosas são as minhas preferidas;, destaca a goiana de Formosa. Irmã mais velha de 12 filhos, foi criada na roça, onde adquiriu a robustez que o campo exige. A lida não impediu que se tornasse moça meiga e prendada, qualidades que anos depois lhe renderiam dois importantes papéis na via-sacra de Planaltina. Ela interpreta Maria, mãe de Jesus. Nos bastidores, Lourdes ainda comanda a confecção dos figurinos.

A goiana Lourdes Maciel, 63 anos, cuida da plantação de hortaliças e de flores: na data religiosa, transforma-se em mãe de Jesus

Rotinas como as da chacareira são comuns entre os integrantes do elenco. Não há atores profissionais na Paixão de Cristo do Morro da Capelinha, a 6km do centro de Planaltina. O trabalho de 1.400 integrantes do grupo teatral consegue transportar o público ao Calvário, morro próximo à cidade de Jerusalém, onde Jesus de Nazaré foi crucificado há 2013 anos. São produtores, figurantes e atores, que, no dia a dia, desenvolvem papéis de mães, pais e trabalhadores.

Duas personagens centrais na história do renascimento são vividas por Lourdes, que interpreta pelo sexto ano o papel de Mãe de Jesus, e Suzanne Santana, 23 anos, que incorpora pela primeira vez o papel de Maria Madalena. Lourdes conta que também convive com o assédio dos mais religiosos. ;Muitas pessoas se surpreendem quando descobrem que eu, na realidade, sou a Maria. Outros me chamam assim na rua,;, revela a chacareira. Mãe de cinco filhos e avó de 10 netos, ela passou a participar do grupo teatral quando se divorciou do marido. ;Quando vivemos um momento difícil, procuramos apoio em Deus, e foi isso que fiz;, disse ela, responsável por confeccionar e realizar reparos no figuro da produção.

O elenco é composto por 1.400 figurantes, que encantam multidão estimada em 170 mil pessoas

Oriente-se

Agenda de celebrações e shows

28/3
Santa Ceia


; Celebração Eucarística, às 19h
; Encenação da Última Ceia, às 20h
; Cerimônia de lava-pés, às 20h
; Local: estacionamento de Funções Múltiplas


29/3
Sexta-Feira da Paixão


; Local: Morro da Capelinha (DF-230), às 16h


30/3
Via-sacra das crianças


; Local: estacionamento de Funções Múltiplas, às 15h


31/3
20; Show Vem cantar com Cristo


; Atrações: Banda Alis, às 19h; Tony Allysson, às 20h20; e Anjos de Resgate, às 22h
; Local: estacionamento de Funções Múltiplas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação