postado em 31/03/2013 07:15
A bicicleta é o meio de transporte adequado para fugir de congestionamentos e aumentar a qualidade de vida em vários centros urbanos. Em Brasília, a integração com o transporte coletivo, principalmente o metrô, ainda é embrionáris. Ampliar ciclovias, planejá-las levando em conta as estações do trem e as aproximando da malha metroviária, organizar campanhas de conscientização de empreendedores, empregadores e população poderia levar a capital a um patamar mais próximo ao de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Interesse, o brasiliense tem. No entanto, a bicicleta é, hoje, predominantemente para lazer e não meio de transporte.Leia mais notícias em Cidades
Para mudar esse cenário, especialistas e moradores apostam em medidas semelhantes. ;A cultura do motorista é a de não aceitar a bicicleta como meio de transporte. Ele acha que o ciclista deve dar preferência ao carro, já que o primeiro está em atividade de lazer;, afirma o analista de sistemas Adilson Teixeira, 53 anos. Ele tem um carro, mas prefere os pedais. ;Tem várias vantagens. É saudável, mais barato, evita o trânsito e eu gosto;, diz. Como Adilson, cresce o número de pessoas que usam as duas rodas para se deslocar por escolha e não por falta de dinheiro para comprar um carro. A mulher dele, por exemplo, vai pedalando até o mercado.