Cerca de 60 animais, incluindo cães e gatos, estão disponíveis para adoção no Centro de Controle de Zoonoses do DF. Segundo a gerente do centro, Lúcia Dandurain, os bichinhos são vacinados contra a raiva e possuem o teste que comprova que não estão contaminados com leishmaniose.
A gerente informou também que de 10 a 15 animais são deixados, por dia, no estabelecimento pelos próprios donos, e enfatizou que as pessoas que tiverem interesse em adotar um animal de estimação devem se lembrar que não é por curto prazo.
A maior parte dos animais é deixada no local por dificuldade do dono em mantê-lo, por exemplo após se mudarem para espaços menores, terem alergia aos bichos, ou até por não terem com quem deixar durante uma viagem de férias.
O interessado em adotar um animal pode conhecer o bichinho antes de levá-lo para casa. É preciso também apresentar carteira de identidade para comprovar que tem mais de 18 anos. A pessoa terá que assinar um termo de posse e receberá instruções sobre a saúde do animal.
O serviço de adoção funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. O canil fica localizado na Estrada Contorno do Bosque, lote 4, entre o Setor Militar Urbano e o Hospital de Apoio. O telefone para informações no Núcleo de Animais Domésticos é (61) 3341-1900.
Confira a reportagem da TV Brasília
[VIDEO1]